O jogo dos 5 ERROS na gestão de metrologias e laboratórios industriais!
Mas antes de dar sequência, acredito que se faça necessário comentar um pouco sobre minha experiência no universo das medições. Experiência essa que me deixa a vontade pra poder escrever algumas coisitas por aqui, expondo minha visão e entendimento sobre a Gestão de Metrologias e de Laboratórios Industriais.
Sem pretensão alguma de ditar o que é certo ou errado, trago apenas alguns de meus sentimentos sobre o que é a metrologia? De fato!
Antes de compartilhar e talvez ajudar, o ato de escrever me ajuda a organizar minhas idéias sobre Metrologia e colocar no papel, escrever. Escrever é o primeiro passo para uma mudança de cenário.
Pra sermos mais específicos, o que de fato precisamos fazer para que a metrologia possa realmente ocupar espaço de destaque no universo industrial, não somente no setor automotivo, como nos demais?
Vamos ao resumo da história.
Iniciei com 16 anos na Metrologia da antiga Bosch Freios em Campinas/SP como estagiário de Técnico em Mecatrônica.
Depois disto, e após ter sido picado pelo “bixinho” do Mede mais uma por favor…kkk nunca mais sai da área tendo passado pelo Grupo Pierburg(Antiga KS Pistões) e Benteler Automotive. Todas multinacionais do Setor Automotivo.
Também me aventurei como coordenador de curso técnico em qualidade e ministrei aulas relacionadas a área da qualidade e gestão.
Agora sim, introdução realizada acredito que possamos seguir aos 05 erros na gestão da metrologias e de laboratórios industriais:
⠀
1️⃣ Não possuir Indicadores
Não se melhora o que não se mede. Não seja o motorista do ônibus que não sabe de onde saiu e nem pra onde vai.
Mas Rodrigo, como assim? Não sou área produtiva pra ter indicador. Sem números não conseguimos evidenciar nosso trabalho. Com isso, como solicitar novas contratações e aquisições de equipamentos. Como justificar um investimento em uma nova tridimensional, um novo equipamento de medição óptica?
2️⃣ Não planejar a médio e longo prazo
Quais são os projetos de sua empresa? Expansão, crescimento em produtos, peças, novas máquinas, novos controles. Tudo isto vai direcionar quais são os recursos e investimentos necessários para conseguir atender as demandas de médio e longo prazo.
Seja voz ativa juntos as engenharias de processo e produto que geralmente são as áreas a receber este tipo de informação. Um exemplo clássico disto, é o desenho ou requisito do produto chegar a metrologia sem termos condições de dimensionar determinada característica seja por falta de equipamento adequado, seja pela não capacidade do equipamento de atender determinada tolerância.
⠀
3️⃣ Não conhecer os custos da área
Qual custo hora dos serviços prestados por sua área? Quanto custo a hora de sua CMM(Tridimensional) ou de seu microscópio? São pontos importantíssimos para evitarmos o 4º erro.
Pense comigo, se eu não conheço os custos, posso abrir espaço para uma empresa terceirizada que conhece seus custos e apresenta essa possibilidade a gestão da empresa, não?
Qual é o ponto de equilibro da metrologia e de seu laboratório? Ou seja, aquele número que me faz decidir entre contratar uma nova mão de obra e buscar um terceirizado. Entre comprar um novo equipamento ou simplesmente locar um por tempo determinado.
⠀
4️⃣ Considerar apenas como centro de custo.
Tenha visão de empreendedor. Conhecendo os custos de sua área, preste serviços para outras áreas da empresa, para outras unidades de sua empresa e porque não, vender serviços para outras empresas.
De posse dos números anteriores(Item 03), passamos para o próximo passo. Esse é a apresentação da excelência em uma metrologia e laboratório industrial. Tornar-se um prestador de serviço, trazendo retorno financeiro a empresa.
Se eu deixo de ser simplesmente uma área suporte ou área improdutiva, ganho a capacidade de trazer novos investimentos e mudanças necessárias para a área. Aqui está um dos pontos principais para a sobrevivência de nossa área na indústria.
Quer um exemplo prático? Várias empresas que antes prestavam apenas serviços de calibração e manutenção de equipamentos de medição, hoje já são responsáveis pela prestação deste tipo de serviço metrológico para a indústria automotiva.
⠀
5️⃣Não ter ferramentas de monitoramento e performance
O bom e velho excel é muito poderoso, mas se quer gestão de verdade precisará ter o suporte de softwares de gestão dedicados e especializados em metrologia e laboratórios industriais.
Tempo é dinheiro (esta já é bem conhecida né?!?) e muita gente perde tempo buscando informações em um punhado de planilhas que dificultam a extração de informações importantes para a evolução da área.
Pra finalizar e não me estender muito sugiro que você tenha a informação ONLINE na Palma da sua mão!
Velocitá meu caro! Velocitá meu caro!
Se você demora um, dois dias ou mais para me dar uma informação, essa já não é mais a realidade da sua metrologia.
Como solicito hora extra, se não sei quantas peças estão aguardando medição, quantas horas são necessárias para realização desta atividade ou qual tempo médio de espera de peças em minha metrologia?
Pegou a visão? Acha que estou viajando na maionese sobre os erros na gestão de metrologias e laboratórios industriais?
Eu não sou o Gustavo Lima, mas……..Fala comigo BB!
#ParaoAltoeAvante!
⠀
#softwaredemetrologia #gestãodemetrologia #softwaregestãodimensional #softwareparametrologia