Bom pessoal, semana de estréia do BBB22 e eu não poderia deixar passar em branco! Já aviso logo, que este será um artigo um pouco mais longo que o normal falando sobre a Gestão da Qualidade e sua relação com o BBB.
Eu, você, nós, sei lá quem pode até achar insignificante, não gostar do programa, mas ele não pode ser ignorado e aqui eu pego o gancho pra podermos falar um pouco e começarmos as analogias, ou seja, as comparações com o mundo corporativo de maneira geral e com a área da qualidade.
Eu sinceramente acho válida a comparação, afinal a gente passa bem mais tempo com nossos BBB´s da empresa do que com nossa própria família.
Isso é fato. São 8, 9, 10 horas, sábados, domingos, feriados e as horas extras comendo soltas.
Primeiro a entrada na casa, que seria a nossa contratação, não é mesmo?
Primeiros dias, primeiras semanas, a gente vai sendo apresentado e se apresentando e você vai conhecendo os “amiguinhos”, e já de cara vão surgindo as primeiras conexões.
Alguns, você logo de cara gosta mais, outros menos. Uns você mesmo sem conhecer a fundo, acha chato pra caramba, outros parecem ser muito legais a primeira vista.
Clima de festa e mesmo que haja responsabilidades já colocadas para nós, há um período de adaptação, de entendimento do que tá acontecendo ali.
Cada um começa a montar seu próprio quebra cabeça. Qual espaço ou área é mais legal, quem é o mais chato, o mais inteligente, o mais receptivo, o mais brincalhão, o mais prestativo. Acreditem, isso vai ocorrer quer você queira ou não. ISSO é o SER HUMANO! É a NOSSA NATUREZA HUMANA.
Existem desafios mais simples, diários, rotineiros e existem aqueles maiores e aí um ponto importante, a prova do líder também acontece na empresa. Quando você ganha, ou, fazendo a analogia, você cumpre a meta, naturalmente você vai ganhando CERTA IMUNIDADE, seria um tempo extra de vida na empresa.
Mas o tempo vai passando e algumas conexões passam a não fazer tanto sentido mais, outras novas surgem e a vida continua.
Vão surgindo novas provas todos os dias. São os desafios, as metas.
E aí um adendo para área da metrologia.
Metrologista, sabe aquele programa, aquele produto “encardido” que todo mundo leva 1 semana pra fazer. Faça em dois dias, monte aquele relatório dimensional TOP, no capricho, com carinho, pra você ver se o destaque, a IMUNIDADE não vai começar a acontecer como se fosse um passe de mágica pra você.
Aqui, o mesmo adendo para a área da Gestão da Qualidade: Técnicos, Analistas e Engenheiros da qualidade, sabe aquele cliente que fica dois meses sem abrir uma reclamação? BINGO, é imunidade “caindo” no seu colo.
Mas claro é prova de resistência, talvez RESILIÊNCIA, palavra “bunita” que gostamos muito de usar no mundo corporativo.
Enquanto isso, as câmeras do Diretor estão nos avaliando. Acredite, são muitas câmeras, e cada um de nós está passando em uma dessas câmeras.
Em alguns momentos, terá pessoas nos assistindo, outros não. E aí, pode ser que o fator SORTE possa acontecer. Como assim? Explico melhor, pode deixar.
Se no momento que estivermos fazendo algo de bom, o público; digo diretor estiver nos assistindo, podemos ganhar uma certa vantagem, reforço, pode ser que ganhemos alguma vantagem. PODE SER!
Mas se o contrário acontecer, aí lascou, é certeza que o “bixo” vai pegar. Talvez aquele pequeno deslize em um trajetória longa, de sucesso, de profissionalismo, de ética, de comprometimento pode ir por água abaixo.
A velha história do FILME e da FOTO, já ouviram falar?
Ainda falando um pouco sobre as provas, ou simplesmente metas; algumas, infelizmente, farão coleguinhas serem ELIMINADOS. E aí até podemos questionar, sobre se é justo ou não. Sem problemas! Mas é inevitável, um dia vai ocorrer, comigo, com você.
Também há o botão do Pânico. Sim, há quem escolha sair da casa, digo sair da empresa. Normal também, claro que é bem mais raro, mas perfeitamente compreensível. Simplesmente aquilo ali tudo deixou de fazer sentido naquele momento e ele foi correr atrás dos sonhos lá fora. FAZ PARTE, como já dizia o filósofo BANBAN.
Vem um momento raro de calmaria, aquele mês perfeito aos olhos da GESTÃO DA QUALIDADE, sem reclamação de cliente, 0 DEFEITOS, PPM baixo, tudo mil maravilhas. E a “organização” fala assim: Ah isso aqui tá muito tranquilo. Bora colocar umas casquinhas de banana, bora criar um certo agito?!? Aí vem uma implantação de um sistema da matriz novo, a implantação de uma nova norma, sabe aquela meta? Vamos ter que dobrá-la.
Mas porque? Não sei, só sei que é assim. Esse é o jogo, eu dito as regras e pronto. Adapte-se ou seja ELIMINADO.
Começando a finalizar o papo de hoje, digo que também há o processo de MIOPIA na autoanálise, e isso também é uma questão HUMANA. Como assim Rodrigo?
Podemos achar que por algum motivo estamos bombando, agradando o público, com aceitação lá em cima. Mas…todavia, entretanto, isso pode não ser verdade. Vem a avaliação do lider, isso mesmo, aquela que seu gestor ou gestora, senta e faz contigo todo ano, ou pelo menos deveria fazer né! E você descobre que não, você não agradou e desapontou de alguma maneira a empresa, digo o público.
E por último, mas não menos importante, é dizer que no fim a empresa tem que dar lucro e pra isso ela precisa entregar valor ao cliente constantemente. Isso se chama MELHORIA CONTÍNUA, isso se chama GESTÃO DA QUALIDADE!
Faça auto análise, seu 31/12 é igual ao 01/01?
Se eu te perguntasse se uma empresa que existe há 22 anos é uma empresa de sucesso, o que você responderia?
SIM ou NÃO?
Tempo para resposta….
Em um país onde a maioria das empresas não passa de dois anos, no máximo 05 anos, eu responderia SIM, com certeza é uma empresa de sucesso! A I-dataBI por exemplo, iniciou suas atividades em 08/2019, ou seja, no momento deste post, tem pouco mais de 02 anos, apesar de meus 20 anos de experiência em metrologia e laboratórios industriais.
Parem e olhem o calibre das empresas patrocinadoras do programa BBB! São muitas, lutando, pra poderem aparecer como parceiras.
Imaginem isso acontecendo conosco, nas empresas. Clientes querendo, se estapeando pra comprar nossos produtos. Seria muito legal né?
E é isso pessoal, o BBB só está no ar há 22 anos, porque de alguma maneira ele entregou valor ao seu público durante esse tempo todo. Ele entregou o produto que o cliente queria comprar, ou melhor assistir, e dando muito lucro ainda.
E tal como nas grandes organizações, já passaram muitas pessoas pelo programa, umas deixando saudades, outras nem tanto.
Umas ganharam o prêmio do $$, sucesso, outras talvez nem lembremos mais. Algumas se tornem amigas aqui fora! Parceiros e Parceiras de negócios!
O que é certo é que a roda continua a girar..com ou sem a gente.
Assim são as empresas, assim somos nós dentro das organizações! Faça acontecer! Entregue lucro, entregue VALOR!
VIVEMOS um BBB diariamente! E viva a Gestão da Qualidade nas empresas!
Grande abraço! Fiquem com Deus! Fui.
#ParaoAltoeAvante