Você que atua na Gestão de Metrologia, conhece ou já ouviu falar na ESPIRAL DA METROLOGIA INDUSTRIAL INEFICIENTE?
Cheguei a essa definição, após observar por mais de 20 anos, as atividades metrológicas em diversas empresas por onde passei, seja em minha jornada profissional, seja em minhas visitas e apresentações.
Aqui vamos falar de apenas um dos 03 Macro Processos da Metrologia Industrial, o Processo de Medição de Peças e Produtos.
Mas fique tranquilo, se quiser conhecer um pouco mais da metrologia industrial e quais são os outros dois macro processos, basta ler o artigo a seguir: O que é Metrologia Industrial ou Metrologia Aplicada?
⠀
Por enquanto, voltemos a falar da rotina metrológica dimensional.
Sempre na “correria”, com 1000 peças para dimensionar, reclamação de cliente, análise de problema e todos os possíveis motivos para se ter mais e mais peças com status “AGUARDANDO MEDIÇÃO”.
⠀
Percebe-se que o departamento está em um espiral de ineficiência, quando chega-se a constatação que não é uma fase, mas sim, um estado já existente há muito tempo onde não se enxerga a luz no fim do túnel.
Sintoma recorrente em metrologias que estão com este “mal” são as constantes horas extras ou contratações de prestadores de serviços terceirizados. Importante ressaltar aqui, que pode ser uma escolha da organização atuar com a oferta de recursos humanos e de equipamentos menor que a sua demanda, mas aí é outra ESTÓRIA não é mesmo?
Em resumo, veja abaixo as 05 etapas da ESPIRAL DA METROLOGIA INEFICIENTE:
⠀
1️⃣ Mede-se cada vez mais peças por N motivos, no desejo de garantir mais qualidade. Este é o paradoxo da qualidade.
⠀
2️⃣ Mas percebe-se que mesmo assim, há cada vez mas peças fora do especificado.
⠀
3️⃣ Quando se questiona sobre status dimensional, não é possível definir. Sinal que se trata da Metrologia “Enrola e enfia” ou seja, que imprime o relatório, enrola e enfia na peça.
⠀
4️⃣ Não se consolida dimensionalmente todos os produtos analisados, desperdiçando o maior tesouro existente na metrologia.
⠀
5️⃣ Os recursos, físicos e humanos são cada vez mais escassos e sair deste espiral torna-se cada vez mais uma jornada difícil e trabalhosa. Falta investimento em tecnologia que agilize os processos e elimine trabalhos repetitivos.
Se uma imagem vale mais que mil palavras, lá vai!
Apresentamos o conceito para a Gestão de Metrologia: A Espiral da Metrologia Industrial INEFICIENTE.
Pense nisso! Há alguma semelhança com o seu cenário atual?⠀
E detalhe, acredito que também possa ser aplicada a qualquer laboratório industrial, por exemplo, um laboratório que realiza análises de metalografia, macrografia, dureza, arrancamento, microestrutura e etc…
Por fim, nem tudo é apenas ruim ou experiência negativa. Gostaria de ressaltar também, que já tive a oportunidade de visitar e atuar em Metrologias Industriais com boas práticas e metodologias no intuito de ganho de eficiência.
Quer assistir este mesmo conteúdo em outro formato? Segue abaixo link para o vídeo em nosso canal no youtube onde sempre falamos sobre gestão de metrologias, metrologias industriais, metrologias automotivas e laboratórios industriais. Por isso não deixe de nos seguir!
#paraoaltoaevante #gestãodemetrologia #metrologiaindustrial #processodemedição #espiraldametrologiaineficiente #espiraldametrologia