fbpx
Logo_i-databi_2,69x0,56cm_website

Blog...

Qual-a-diferença-entre-metrologia-e-sala-de-medidas

Qual a diferença entre Metrologia e Sala de Medidas?

Você sabe Qual a diferença entre Metrologia e Sala de Medidas? Qual das duas você tem aí na sua empresa?

Mas Rodrigo, tem diferença? Sim meu caro! Há diferença

Primeiro é sempre importante reforçarmos alguns conceitos básicos que podem ser verificados no Artigo O que é Metrologia e o que faz o Metrologista? e um pouco mais sobre as Metrologias Industriais em O que é Metrologia Industrial ou Metrologia Aplicada?

Como é de costume, sempre disponibilizamos a versão em vídeo deste conteúdo! Ou seja, não há desculpa para deixarmos de falar sobre Metrologias Industriais, Metrologias Automotivas e Laboratórios Industriais. Combinado?

Vídeo: O que é Metrologia e Qual a diferença entre Metrologia e Sala de Medidas?

Feita essa introdução e relembrando que a parte de análise dimensional é apenas 1 dos 3 macro processos existentes em uma metrologia industrial, precisamos conversar e identificar alguns pontos sobre o cenário existente em sua empresa.

Para isso, algumas perguntas precisam ser feitas, onde a respostá é SIM ou NÃO. Fácil né?

01) Há apenas atividades voltadas a controlar dimensionalmente as peças e produtos (Não há Gestão de Calibração e MSA)?
02) Trata-se de uma sala (No sentido literal da palavra mesmo), onde leva-se peças para serem controladas pelos seus meios de controle(Tridimensional ou Equipamentos convencionais)?
03) Mais de 80% da carga de trabalho, hora homem máquina, é dedicada ao dimensionamento de peças e produtos para atendimento dos planos de controle e solicitações do cliente?
04) Mede-se muitas peças, porém os resultados caem em um limbo de dados que não são consolidados, analisados e utilizados para estudos de tendências no processo de produção?
05) Você não sabe exatamente quantas peças e características são dimensionadas ou quantas características estão dentro do especificado, qual status de CP e CPK das características dimensionadas?

Se você respondeu SIM a pelo menos 3 dessas perguntas, sinto lhe informar, ou não, que você está em uma sala de medidas e não em uma Metrologia?

E talvez não haja nada de errado nisso, você sabia? Não sabia? Agora já está sabendo.kkk

Simplesmente porque este pode ser o objetivo da sua empresa, da sua organização. Simplesmente medir para atender um requisito do seu cliente. E se este realmente for o pensamento, OK! Sem problemas! Sigamos em frente e a partir disto, não é necessário seguir com a leitura deste artigo. Mas caso, o intuito, o propósito seja outro, por favor, siga a leitura!

Sabemos que os efeitos de uma metrologia consultiva, construtiva em uma empresa podem ser gigantescos! Trazendo retorno financeiro inclusive. Gosto de dizer que a metrologia e os laboratórios industriais podem e devem ser Centro de Lucro e não de Custo.

Não é um caminho fácil, todos sabemos, mas está nas mãos do Gestor de Metrologia fazer realmente a gestão da metrologia e há ferramentas e metodologias que podem auxiliar este gestor na árdua caminhada em busca da transformação digital transportando a Sala de Medidas para uma Metrologia de fato.

Se sua atividade é majoritariamente mecânica e de repetição, sinto lhe informar (ou não), que você está sim em uma sala de medidas, e, aqui vem uma provocação.

Neste cenário de repetição, o que te diferencia como metrologista? Como trata-se de uma atividade repetitiva, porque preciso manter um metrologista sênior e não posso simplesmente trazer um Junior para tirar e colocar peça, imprimindo ou colocando o relatório na rede?

Metrologia é a ciência que estuda as medidas e convenhamos NÂO há nada de ciência em imprimir um relatório e simplesmente entregar ao requisitante do dimensional.

Como já dizia um grande gerente com quem atuei: “…A metrologia precisa tocar o ritmo da empresa, tocar o bumbo”. Penso que este é o ponto fundamental da coisa toda!

Faça uma auto-análise e responda. O que há de ciência no que faço aqui em minha atividade?

Cuidado, segundo um tal de Darwin, Charles Darwin, evoluir é preciso.
Falo mais sobre essa adaptação no artigo O que eu era antes de ser Uber.

Espero ter trazido luz a você que faz a gestão de metrologia e respondido, pelo menos em partes sobre qual é a diferença entre Metrologia e Sala de Medidas.

Grande abraço a todos!
Fiquem com Deus! Paz!

#ParaoAltoeAvante

Rodrigo de Paula S.

Rodrigo de Paula S.

Campinalagoano, Tecnólogo da Informação. Gestor de laboratórios e Metrologia, Green Belt. Atuou em grandes multinacionais do setor automotivo e lecionou qualidade. Customer Sucess Manager na I-dataBI. Acredita em laboratórios mais eficientes e em soluções realmente simples e I-nteligentes para sua gestão. #paraoaltoeavante

Newsletter

FanPage

Gestão de Metrologia

Gestão da rotina metrológica online, descomplicada e simples.
Ver Mais

Relatórios Automatizados

Seu relatório de análise macrográfica Microscópio x Excel ONLINE
Ver Mais

Gestão Dimensional

Gestão estatística dimensional dos produtos analisados pela metrologia.
Ver Mais

Treinamentos Técnicos

Cursos de Metrologia, Polyworks, MSA, Macrografia e Normas.
Ver Mais

Compartilhe este post com seus amigos